Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E ABASTECIMENTO
AVISO!
Você está sendo redirecionado para fora do site do CEASA.
Deseja continuar ?
UNIDADES
A Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro CEASA-RJ é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de desenvolvimento regional, abastecimento e pesca. Conheça as unidades abaixo:
UNIDADE GRANDE RIO
É a segunda maior Central de Abastecimento da América Latina e opera junto à sede da empresa no subúrbio da cidade.
UNIDADE SÃO GONÇALO
Considerado o entreposto com maior potencial do Estado, a unidade cresce na mesma proporção que os municípios vizinhos.
UNIDADE REGIÃO SERRANA(NOVA FRIBURGO)
Inaugurado em 1977, absorve boa parte da produção dos Municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis, Sumidouro, etc.
UNIDADE MÉDIO PARAÍBA (PATY DO ALFERES)
Inaugurado em 1978, é um Mercado muito bem localizado em condições de atender aos Municípios que o cercam.
UNIDADE NORTE FLUMINENSE(SÃO JOSÉ DE UBA)
No município de São José de Ubá, o entreposto possui infraestrutura para atender Santo Antônio de Pádua, Cambuci, etc.
UNIDADE NOROESTE FLUMINENSE (ITAOCARA)
Inaugurada em 1982, possui infraestrutura para atender as cidades de Cardoso Moreira, São José de Ubá, Aperibe, etc.

IMPRENSA / notícias

Ameixa

Ameixa rubi é destaque da semana na Ceasa-RJ

Publicado em:04.01.2018 - 15:46 Por:Edir Lima

A ameixa é um fruto de caroço, redondo ou alongado e de cor amarela, verde, vermelha ou lilás. A ameixa (prunus domestica) é muito pesquisada devido às substâncias presentes em sua composição: os fenóis, que tem poder antioxidante, combatem os radicais livres e protegem a saúde, evitando diversas doenças causadas pelo envelhecimento precoce das células provocado pelos radicais livres.

Segundo pesquisas, seu poder antioxidante encontra-se mais concentrado quando está bem madura, quase em processo de decomposição, por isso, o ideal é comer os frutos nesse estágio. Como tem grande quantidade de fósforo, a ameixa é indicada em casos de fraqueza e debilidade cerebral.

A fruta tem alta concentração de vitamina C, portanto, ajuda o sistema imunológico e previne doenças, além de facilitar a absorção do ferro no organismo; possui vitamina A (betacaroteno), portanto, é excelente para a visão, unhas, ossos e ainda colabora para um bronzeado eficiente e natural.

Possui ainda vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismos, fortalecem os cabelos, evitando a queda e também são essenciais ao crescimento. A ameixa tem potássio e mais fibras do que qualquer outra fruta ou vegetal.

A grande quantidade de fibras existente na ameixa, faz com que seja um dos laxativos naturais mais lembrados e consumidos, sendo a ameixa seca muito usada com essa finalidade. Algumas pessoas a colocam de molho num copo com água à noite, e, no dia seguinte, em jejum, bebem a água e comem a ameixa.

As ameixas secas ou desidratadas conservam-se mais tempo e são muito doces. As ameixas podem ser consumidas frescas, como sobremesa, ou utilizadas para elaborar pasteis recheados, marmelada, gelatina, sumo, licores, entre outras opções.

Na última semana, a ameixa rubi teve uma queda de 23,81% no seu preço, sendo comercializada na Ceasa-RJ por R$ 26,67.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil