Ameixa

Ameixa rubi é destaque da semana na Ceasa-RJ

Publicado em:04.01.2018 - 15:46 Por:Edir Lima

A ameixa é um fruto de caroço, redondo ou alongado e de cor amarela, verde, vermelha ou lilás. A ameixa (prunus domestica) é muito pesquisada devido às substâncias presentes em sua composição: os fenóis, que tem poder antioxidante, combatem os radicais livres e protegem a saúde, evitando diversas doenças causadas pelo envelhecimento precoce das células provocado pelos radicais livres.

Segundo pesquisas, seu poder antioxidante encontra-se mais concentrado quando está bem madura, quase em processo de decomposição, por isso, o ideal é comer os frutos nesse estágio. Como tem grande quantidade de fósforo, a ameixa é indicada em casos de fraqueza e debilidade cerebral.

A fruta tem alta concentração de vitamina C, portanto, ajuda o sistema imunológico e previne doenças, além de facilitar a absorção do ferro no organismo; possui vitamina A (betacaroteno), portanto, é excelente para a visão, unhas, ossos e ainda colabora para um bronzeado eficiente e natural.

Possui ainda vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismos, fortalecem os cabelos, evitando a queda e também são essenciais ao crescimento. A ameixa tem potássio e mais fibras do que qualquer outra fruta ou vegetal.

A grande quantidade de fibras existente na ameixa, faz com que seja um dos laxativos naturais mais lembrados e consumidos, sendo a ameixa seca muito usada com essa finalidade. Algumas pessoas a colocam de molho num copo com água à noite, e, no dia seguinte, em jejum, bebem a água e comem a ameixa.

As ameixas secas ou desidratadas conservam-se mais tempo e são muito doces. As ameixas podem ser consumidas frescas, como sobremesa, ou utilizadas para elaborar pasteis recheados, marmelada, gelatina, sumo, licores, entre outras opções.

Na última semana, a ameixa rubi teve uma queda de 23,81% no seu preço, sendo comercializada na Ceasa-RJ por R$ 26,67.