Ceasa/RJ e TRT/RJ juntos contra o trabalho infantil

Publicado em:09.10.2019 - 11:03 Por:Alex Melo

Visando estreitar suas relações com o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), no que diz respeito ao combate à exploração do trabalho infantojuvenil, a Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa/RJ) participou, na manhã desta segunda-feira (7/10), do projeto “Ouvidoria nas Escolas”, do TRT/RJ.

A ouvidora da Ceasa/RJ, Rosi Osório, e cerca de 30 alunos, professores e diretores de escolas públicas municipais de Rezende e Belford Roxo visitaram a sede do Tribunal, na capital fluminense. Eles ouviram esclarecimentos sobre o papel da Justiça do Trabalho e as várias formas de trabalho infantil.

De acordo com o TRT, “a iniciativa é voltada à conscientização de jovens de bairros carentes do estado do Rio de Janeiro sobre o papel das ouvidorias públicas no fortalecimento das políticas sociais, abordando trabalho infantil, segurança no trabalho, exercício da cidadania, entre outros assuntos afetos à realidade dos estudantes”.

O ouvidor suplente do TRT/RJ e gestor do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, desembargador José Luís Campos Xavier, ressaltou a importância da participação da Ceasa no evento. De acordo com ele, é preciso promover a conscientização de toda a sociedade sobre o tema.

“O trabalho infantil queima etapas do desenvolvimento do indivíduo, fazendo com que a criança deixe de brincar e estudar. Ele pode, ainda, causar danos irreversíveis, como mutilações. Nós, que somos uma Justiça Social, não podemos nos omitir”, disse.

Combate ao trabalho infantil

A Ceasa/RJ realiza diversas campanhas de combate à exploração sexual e ao trabalho infantil nas dependências e no entorno do mercado de Irajá, na Zona Norte do Rio. A última grande ação ocorreu no dia 20 de agosto, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro (SMASDH).

Na ocasião, equipes formadas por funcionários da Ceasa e da SMASDH percorreram os pavilhões da central de abastecimento durante toda a manhã e conversaram pessoalmente com os permissionários do mercado sobre as formas de combate à exploração sexual e ao trabalho infantil.

A ação de conscientização foi destinada a comerciantes, permissionários, funcionários e frequentadores. Houve distribuição de material informativo para os clientes do espaço, orientação jurídica e de acesso à documentação gratuita, além de instrução quanto a cursos grátis oferecidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Equipes formadas por funcionários da Ceasa e da SMASDH percorreram os pavilhões da central de abastecimento durante toda a manhã e conversaram pessoalmente com os permissionários do mercado sobre as formas de combate à exploração sexual e ao trabalho infantil.