°
+23° +20°
Ver Previsão de 7 Dias

Conscientização

Ceasa/RJ e Prefeitura realizam, em 15/6, ação contra o trabalho infantil no mercado de Irajá

Publicado em:09.06.2021 - 15:04 Por:Alex Melo

O ano de 2021 foi eleito pela ONU como "Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil". Para avançar nesse propósito, Ceasa/RJ e 6ª Coordenadoria de Assistência Social (6ª CAS), da Prefeitura do Rio, vão realizar, na próxima terça-feira (15/06), das 9 às 13 horas, dentro do mercado de Irajá, uma ação de sensibilização e mobilização para combate ao trabalho infantil.

Equipes com totens sensoriais móveis de álcool gel presos ao corpo vão circular higienizando as mãos dos participantes e orientando sobre medidas de prevenção ao coronavirus. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial e o respeito ao distanciamento social.

Trabalho em Rede

O evento faz parte da campanha nacional do dia 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, e vai contar com a participação de diversos órgãos públicos: Ceasa/RJ; Secretaria Municipal de Assistência Social; 6ª Coordenadoria de Assistência Social (6ª CAS); Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher; Secretaria de Cultura; Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI); Coordenadoria da Infância, Adolescência e Juventude; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/Rio); e Ministério Público do Trabalho.

A ação vai ocorrer no Pavilhão 30 da Ceasa/RJ, em frente a sede da União das Associações e Cooperativas de Pequenos Agricultores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop).

Outros parceiros que estarão presentes são Secretaria Especial da Juventude Carioca; Subsecretaria de Proteção Social Especial; Coordenadoria Geral dos Conselhos Tutelares (CGC); Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb); 41º Batalhão de Polícia Militar (Irajá) e Instituto Educacional Araújo Dutra.

Retorno das Agendas

O evento do dia 15 marca a volta das ações de conscientização e enfrentamento à exploração sexual e ao trabalho infantil na Ceasa/RJ, que foram interrompidas pela pandemia de coronavírus.

À partir de agora o entreposto de abastecimento de Irajá vai receber, de 15 em 15 dias, duas equipes de profissionais da 6ª CAS (Assistência Social municipal). Uma ficará fixa, em frente à Gerencia de Mercado da Ceasa, e outra, de abordagem, vai circular por ruas e pavilhões.

Uma vez ao mês, um desses parceiros que estarão no evento de terça-feira virá até o mercado da Ceasa em Irajá para oferecer serviços e unir esforços no trabalho de conscientização da população.