Mercado de Flores

Mercado de Flores da Ceasa-RJ espera receber cinco mil pessoas neste sábado

Publicado em:10.05.2013 - 14:57 Por: Marcela Carvalho e Laís Reis

O Mercado de Flores da CEASA-RJ, localizado em Irajá, está apostando no Dia das Mães para alavancar as vendas dos produtores de flores. Nesta data, o consumidor tem oportunidade de encontrar flores tropicais e da estação em pacotes ou arranjos com o preço 30% a 70% mais barato. Quem for ao mercado neste sábado (11/05) fará as compras ao som de um show ao vivo de MPB, a partir das 7h.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, a expectativa é que só neste sábado, véspera de Dia das Mães, sejam vendidas 15 mil dúzias de rosas, gerando 120 mil reais de comercialização só de rosas.

- Além de rosas, também estão à venda orquídeas, monsenhor, astromélia, tango, palma e outras 30 espécies de flores de cortes e plantas ornamentais. Esperamos receber mais de cinco mil pessoas só neste sábado, o que pode gerar em torno de 200 mil reais de comercialização.

Atualmente, o Pavilhão do Agricultor Familiar, conhecido como pavilhão 30 da CEASA, conta com aproximadamente 50 produtores, mas a meta é chegar a 80 no meio do ano e 150 até dezembro. No entanto, varejistas já visitam a CEASA para conhecer e comprar as flores para revender em floriculturas ou feiras. É o caso de Ana Lucia, 40 anos, dona de floricultura em Engenheiro Pedreira, que fez as compras nesta sexta-feira (10/05).

- O preço está bom, sem contar que a distância daqui é bem menor em comparação com o local que comprava antes. É a primeira vez que venho e pretendo voltar mais vezes – afirma Ana Lucia.

A CEASA, segunda maior central de abastecimento da América Latina, atrai, além de revendedores, consumidores que procuram preços baixos e variedade de produtos em um mesmo local.

O morador da Vila da Penha, José Luis, 39 anos, aproveitou a visita à CEASA para conhecer o Mercado de Flores e garantir o presente para a mãe.

- Moro perto e sempre faço minhas compras aqui. Com a inauguração do Mercado de Flores, aproveitei para visitar e comprar o presente para a minha mãe. Encontrei bom preço e pretendo visitar o pavilhão sempre que vir à CEASA – revela José Luis.

Produtor lucra cerca de 40%

No Mercado de Flores, quem procura por helicônias, por exemplo, poderá encontrá-las mais em conta no estande do Fernando Joaquim. Ele vendia para revendedores em sua propriedade, em Campo Grande, e hoje comercializa na CEASA.

- Aqui na CEASA meu lucro é maior do que quando vendia em casa. Chego a lucrar até 40% a mais - disse Fernando.
Na CEASA as vendas ocorrem no pavilhão do agricultor familiar. O presidente da CEASA-RJ, Leonardo Brandão, explica que o produtor paga apenas o valor necessário para a manutenção do local.

- Nós buscamos fomentar o setor de floricultura e por isso cobramos o menor valor possível. Os produtores contribuem apenas com a manutenção do espaço – explica Brandão.

O floricultor Walter Ribeiro, 41 anos, de Nova Friburgo, não conseguia viver apenas das flores, pois o valor pago pelos atravessadores não compensava.

- A CEASA me deu uma oportunidade que eu nunca imaginei que pudesse acontecer. Como eu nunca tive condições de pagar por um espaço, aqui consigo vender minhas flores e meu lucro é de 40% a 50% a mais de quando eu vendia só para os atravessadores – afirma Walter.

O Mercado de Flores vai funcionar de terça, quinta, sexta e sábado, sempre das 2h às 12h.

Serviço:

Mercado de Flores
Local: Pavilhão 30 da CEASA-RJ - Avenida Brasil, nº 19.001
Funcionamento:terça, quinta, sexta e sábado, sempre das 2h às 12h.
Show de MPB: sábado (11/05), sempre às 7h.