Banco de Alimentos

Ceasa-RJ inaugura Banco de Alimentos no Mercado de Colubandê, em São Gonçalo

Publicado em:29.01.2014 - 17:24 Por:Ciro Cavalcante e Jeline Rocha Foto: Luiz Barros

A Ceasa-RJ inaugurou na manhã desta quarta-feira, 29, no Mercado de Colubandê, em São Gonçalo, a segunda unidade do Banco de Alimentos, programa contra o desperdício e combate à fome implantado em 2011 no Mercado de Irajá, no Rio. Atuando como uma central de arrecadação, processamento e distribuição de alimentos sem condições ideais de comercialização, mas adequados ao consumo, o Banco de Alimentos beneficia mais de 20 mil pessoas em todo o estado, em um universo de 120 instituições e nove comunidades pacificadas no estado, parceria iniciada com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em 2012.

Implantada no espaço de uma agência bancária desativada, o Banco de Alimentos de Colubandê vai facilitar e agilizar o dia a dia das 45 instituições de São Gonçalo e Niterói já atendidas pelo projeto, em um universo de 5 mil beneficiados. Com a nova unidade, serão contemplados pelo programa mais 17 municípios. São eles: Guapimirim, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro d'Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação de Búzios, Macaé e Rio das Ostras.

Inauguração - A inauguração reuniu comerciantes do ramo; representantes de instituições beneficiadas com o programa; diretores e o presidente da Ceasa-RJ, Leonardo Brandão; e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, que adiantou algumas das ações de expansão do programa previstas ainda para este ano. Um exemplo é a implantação do Banco de Alimentos nas outras quatro unidades que a Ceasa mantém no interior: Nova Friburgo (Região Serrana), Itaocara (Noroeste), São José de Ubá (Norte) e Paty do Alferes (Médio-Paraíba).

- Nosso objetivo é transformar o projeto em uma cadeia de segurança alimentar em todo o estado, auxiliando na complementação alimentar de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e, ao mesmo tempo, combatendo o desperdício. A inauguração de hoje é o primeiro passo da expansão desse programa tão importante e que veio para ficar - disse o secretário, referindo-se à inauguração dos bancos de alimentos no interior.

Aumento expressivo - No Mercado de São Gonçalo são recolhidos hoje cerca de 500 quilos de alimentos por dia. Mas a expectativa com a chegada do Banco de Alimentos é a de que sejam recolhidas com produtores e permissionários do mercado 15 toneladas por mês, ampliando o atendimento para, pelo menos, 100 instituições até o fim deste ano.

- A nova unidade de São Gonçalo vai permitir um contato mais próximo com as instituições atendidas, que assim terão mais facilidade de acesso para recolher os alimentos. Por isso, nossa estimativa é de que mais instituições sejam atendidas pelo programa – disse Leonardo Brandão, presidente da Ceasa-RJ.

Entre as instituições atendidas pelo Banco de Alimentos está a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (APADA) de São Gonçalo, que atende mais de 400 pessoas por dia e foi representada na inauguração pela coordenadora pedagógica Michele Tavares, que falou dos benefícios. “Recebemos todos os dias muitas pessoas para atendimento, a maioria carentes. Vivemos de doações e essas bolsas de alimentos nos permitem dar maior dignidade a essas pessoas, humanizando nosso atendimento. Estamos no programa desde a inauguração. Só que antes era preciso ir a Irajá para buscar. Ter um ponto aqui próximo vai facilitar bastante nossa vida”.

A expansão - Para expandir o projeto, a Ceasa-RJ foi contemplada, em 2013, com um edital do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), que garante recursos para a implantação dos postos de atendimento. Um outro edital, também do MDS, delega à Ceasa a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual), que consiste na compra da produção da agricultura familiar em todo o estado para ser repassada a instituições cadastradas.

Cadastro - O Mercado de Colubandê fica na Rua Capitão Juvenal Figueiredo, 1.046 (paralelo à RJ-104), e o Banco de Alimentos funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h. As instituições interessadas em se cadastrar devem encaminhar ofício à Presidência da Ceasa-RJ com cópia do CNPJ; Ata de criação da Instituição com os dirigentes; relatório das atividades desenvolvidas com público beneficiado, número de assistidos e faixa etària; comprovante de endereço; RG e CPF do presidente e outro responsável pela Instituição; Alvará de funcionamento; e certificado de inscrição em Conselho de Direito (Conselho Municipal, Estadual ou Nacional de Assistência Social, Criança e Adolescente, Idoso ou outro condizente com a atividade). Mais informações pelo telefone 2333-8228.