SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ABASTECIMENTO E PESCA
A CEASA-RJ é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de desenvolvimento regional, abastecimento e pesca. Conheça as unidades abaixo:

Associação dos Carregadores

Associação dos Carregadores é inaugurada na Ceasa-RJ

Publicado em:11.03.2014 - 17:44 Por:Ciro Cavalcante Foto: Luiz Barros

Foi inaugurada, na manhã desta terça-feira, 11, a sede da Associação dos Carregadores da Ceasa-RJ (Accerj), que a partir desta data irá proporcionar melhores condições de trabalho aos 2 mil carregadores cadastrados que atuam hoje no mercado de Irajá. O local, que um dia abrigou um posto de gasolina, recebeu repaginação total da área, com a construção de novos espaços, como o galpão de 2.438 m² e a reforma de edificações já existentes, além de salas para a Administração, banheiros, vestiários, copa/cozinha, refeitório e oficina para reparos dos carrinhos.

O evento contou com a participação de segmentos importantes do Mercado, que juntos comemoraram um novo momento para o entreposto carioca, que recentemente inaugurou também as obras de pavimentação e drenagem da caixotaria, através do Governo do Estado. Esses dois setores, de extrema importância – que empregam centenas de trabalhadores, estavam esquecidos, como destacou o secretário de Estado Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), Felipe Peixoto, presente na inauguração.

"Sem os carregadores, o funcionamento do entreposto fica inviável. Eles exercem uma função essencial para o comércio de frutas, legumes e verduras. Era preciso garantir condições dignas de trabalho para esse segmento tão importante dentro do mercado. Por isso, desde que assumi a Sedrap, venho adotando uma série de ações que visam promover melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, e que tem sido executada com sucesso por toda equipe da Ceasa", disse.

O presidente da CEASA-RJ, Sergio Marcolini destacou que agora será possível focar nos objetivos da organização do setor, como padronização dos carrinhos e uniforme dos funcionários.

"Me sinto feliz de chegar na Ceasa em um momento em que as coisas estão acontecendo. Mas o trabalho não para, vamos continuar com o objetivo de garantir condições dignas de trabalho e melhor funcionamento do Mercado", declarou.

Cerca de 80% dos trabalhadores da Associação dos Carregadores são moradores de comunidades vizinhas. Foi o que destacou a presidente da Associação dos Moradores do Parque Acari, Vila Rica e Adjacências, Márcia Costa.

"A Associação dos Carregadores abriga uma grande quantidade de pais de família, de filhos que buscam nesse trabalho o sustento. Ver essa sede ser inaugurada hoje é sinal de respeito e valorização a esses homens que todos os dias levantam de madrugada e seguem para contribuir com o funcionamento do Mercado", comentou.

Entre os carregadores, estava José Marcos da Silva, morador de Irajá e que trabalha desde os dezesseis anos no local.

"São vinte e dois anos da minha vida dedicados à esse trabalho, e dentro desse tempo, pela primeira vez me sinto realizado como profissional e tenho orgulho de dizer que finalmente, ganhamos uma sede, um espaço de trabalho, um local onde possamos guardar nossas ferramentas com segurança. Foram anos trabalhando em condições precárias e desumanas, nesse espaço onde um dia funcionou um posto de gasolina e que nunca havia sofrido intervenções para nos dar condições dignas", destacou.

O presidente da Associação dos Carregadores da Ceasa-RJ (Accerj), Sergio da Silva Barreto, destacou que a inauguração da sede representa o primeiro passo de uma série de mudanças e melhorias para o setor.

"Nunca houve um investimento deste porte da Ceasa-RJ em prol da nossa Associação. Vamos fazer um trabalho para que apenas carregadores cadastrados atuem no mercado. A obra da Associação é o primeiro passo desse processo, pois permite aos trabalhadores que tenham condições dignas de trabalho", concluiu.

Estiveram presentes ainda o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes; o presidente da Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio (Acegri), Waldir de Lemos; o presidente da Associação dos Produtores Hortifrutigranjeiros (APHERJ), Leomir Pereira e o presidente da Associação dos Comerciantes de Embalagens de Hortifrutigranjeiros do Rio de Janeiro, José Ronaldo Coutinho, entre outros.