Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E ABASTECIMENTO
AVISO!
Você está sendo redirecionado para fora do site do CEASA.
Deseja continuar ?
UNIDADES
A Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro CEASA-RJ é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de desenvolvimento regional, abastecimento e pesca. Conheça as unidades abaixo:
UNIDADE GRANDE RIO
É a segunda maior Central de Abastecimento da América Latina e opera junto à sede da empresa no subúrbio da cidade.
UNIDADE SÃO GONÇALO
Considerado o entreposto com maior potencial do Estado, a unidade cresce na mesma proporção que os municípios vizinhos.
UNIDADE REGIÃO SERRANA(NOVA FRIBURGO)
Inaugurado em 1977, absorve boa parte da produção dos Municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis, Sumidouro, etc.
UNIDADE MÉDIO PARAÍBA (PATY DO ALFERES)
Inaugurado em 1978, é um Mercado muito bem localizado em condições de atender aos Municípios que o cercam.
UNIDADE NORTE FLUMINENSE(SÃO JOSÉ DE UBA)
No município de São José de Ubá, o entreposto possui infraestrutura para atender Santo Antônio de Pádua, Cambuci, etc.
UNIDADE NOROESTE FLUMINENSE (ITAOCARA)
Inaugurada em 1982, possui infraestrutura para atender as cidades de Cardoso Moreira, São José de Ubá, Aperibe, etc.

IMPRENSA / notícias

Novo secretário

Felipe Peixoto passa secretaria para presidente da Fiperj

Publicado em:08.04.2014 - 11:26 Por:Jeline Rocha e Pamela Araújo - Ascom Sedrap

O economista José Bonifácio Ferreira Novellino é o novo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). Ele substitui o deputado estadual Felipe Peixoto, que há três anos iniciou a secretaria em uma sala de 20 metros quadrados no Centro do Rio e passa a pasta com uma sede de quatro andares e muitas outras realizações. Antes da cerimônia de transmissão de cargo na tarde desta segunda-feira, 7, Felipe - que assumiu na última quinta, 3, sua cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) - teve um encontro com o governador Luiz Fernando Pezão no Palácio Guanabara, já acompanhado de seu sucessor.

A transmissão de cargo reuniu cerca de 400 pessoas das mais variadas representações no recém-inaugurado Auditório Prefeito João Sampaio, no prédio da Sedrap, na Rodoviária de Niterói, também sede da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria e desde fevereiro de 2013 presidido por José Bonifácio. Na política há mais de 40 anos, o novo secretário foi vereador e prefeito de Cabo Frio, secretário de Saúde de Arraial do Cabo, presidente do Procon e presidente do Diretório Estadual do PDT, entre outros cargos.

A cerimônia – A cerimônia foi conduzida por José Bonifácio, que agradeceu aos presentes, destacou a dedicação de Felipe Peixoto e fez breve apresentação das muitas realizações de seu antecessor. “Ele já fez tudo por aqui”, brincou Bonifácio para registrar as conquistas de Felipe, usando como exemplo a Fiperj, que pulou de três para 17 unidades em apenas três anos vinculada à nova secretaria.

Cerca de dez pessoas representando diversos municípios do Estado discursaram na cerimônia. Uma delas foi o secretário de Pesca e Aquicultura de Angra dos Reis, Júlio Magno, que falou da atuação Felipe Peixoto.

- Felipe deu atenção para um setor que muita gente vira a cara porque não dá voto. Mas ele agregou o setor. Tenho 30 anos de ligação direta com a pesca, pois sou neto e filho de pescador, e armador há 27 anos, mas não conheço nesse tempo um representante em nível estadual que tenha se dedicado tanto, se esforçado tanto quanto o Felipe Peixoto - ressaltou Júlio.

Representando todos os secretários, Júlio fez ainda questão de destacar a postura política de Felipe Peixoto, lembrando da primeira reunião que teve com pescadores de Angra. “Felipe foi hostilizado pelo grupo e não reagiu. Ele ouviu e respondeu com ações, atendendo três dos cinco pedidos feitos, com o quarto já encaminhado. E tenho certeza de que o Bonifácio vai dar continuidade a esse processo”.

Carlos Lupi, presidente e líder nacional do PDT, também destacou os avanços nos setores de abastecimento e pesca com Felipe à frente da Sedrap e parabenizou o novo secretário. “Fico feliz em ver Felipe Peixoto, o jovem que criou essa secretaria e que conheço desde a época de PDT infantil, quando não tinha nem idade para votar ou ser votado, conquistar tudo isso. Ele cabe nos ideais do PDT: competência, lealdade, coragem, ousadia. Ninguém imaginou quando começamos a conversar sobre a retirada da pesca e do abastecimento da Secretaria de Agricultura que a divisão daria no que deu. Todos diziam que a nova secretaria não ia servir para nada. E serviu sim. O Felipe provou que o homem é quem faz o lugar, com competência, correção e exemplo de zelo com o dinheiro público”, afirmou Lupi.

Lembrando as dificuldades enfrentadas para dar vida à Sedrap e destacando a importância do apoio de sua família para as realizações, Felipe Peixoto encerrou a cerimônia agradecendo a todos os que tocam a secretaria, em especial, os que acompanharam sua trajetória para dar conta do desafio.

- Essa é uma passagem de bastão simbólica, porque o Zé já está muito integrado ao nosso trabalho aqui à frente da Fiperj, onde ficou ao longo de um ano e três meses, dando continuidade ao trabalho que Marco Botelho iniciou. Esse é um momento de agradecimento a todas as pessoas que acreditaram no projeto iniciado com o convite do governador Sergio Cabral para assumir essa secretaria - disse Felipe.

Entre as autoridades que participaram do evento estavam os deputados Marcelo Matos, Janio Mendes e João Nacif; a ex-prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset; o secretário de Pesca de Paraty, Anderson Rangel Antunes de Vasconcellos; representantes de diversos municípios, como Santo Antônio de Pádua, Itaboraí, Itaperuna, Maricá, Guapimirim, São Gonçalo, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama e Iguaba Grande; de colônias e associações de pescadores; Antônio Olinto da Silva, filho de Olinto da Silva, um dos fundadores da Fiperj; membros da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa Agropecuária (Fundepag); e diretores e demais funcionários da Sedrap, incluindo os da Fiperj e da Ceasa-RJ, também vinculada à secretaria.

Perfil do novo secretário - José Bonifácio Ferreira Novellino nasceu em Cabo Frio e se formou pela Universidade Federal Fluminense (UFF), iniciando na vida pública em 1972 como vereador de sua cidade, onde quatro anos depois, com apenas 31 anos, foi eleito prefeito. Em 1986, José Bonifácio foi nomeado pelo governador Leonel Brizola como diretor-geral do Departamento das Municipalidades do Governo do Estado do Rio. Foi também gerente regional da antiga Cerj na Região dos Lagos, mais uma vez prefeito de Cabo Frio, secretário de Saúde de Arraial do Cabo, deputado estadual, superintendente regional do Ministério do Trabalho no Estado do Rio, subsecretário adjunto dos Direitos do Consumidor da Secretaria de Estado da Casa Civil e presidente do Procon-RJ, de onde saiu em fevereiro do ano passado para a Fiperj.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil