Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E ABASTECIMENTO
AVISO!
Você está sendo redirecionado para fora do site do CEASA.
Deseja continuar ?
UNIDADES
A Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro CEASA-RJ é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de desenvolvimento regional, abastecimento e pesca. Conheça as unidades abaixo:
UNIDADE GRANDE RIO
É a segunda maior Central de Abastecimento da América Latina e opera junto à sede da empresa no subúrbio da cidade.
UNIDADE SÃO GONÇALO
Considerado o entreposto com maior potencial do Estado, a unidade cresce na mesma proporção que os municípios vizinhos.
UNIDADE REGIÃO SERRANA(NOVA FRIBURGO)
Inaugurado em 1977, absorve boa parte da produção dos Municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis, Sumidouro, etc.
UNIDADE MÉDIO PARAÍBA (PATY DO ALFERES)
Inaugurado em 1978, é um Mercado muito bem localizado em condições de atender aos Municípios que o cercam.
UNIDADE NORTE FLUMINENSE(SÃO JOSÉ DE UBA)
No município de São José de Ubá, o entreposto possui infraestrutura para atender Santo Antônio de Pádua, Cambuci, etc.
UNIDADE NOROESTE FLUMINENSE (ITAOCARA)
Inaugurada em 1982, possui infraestrutura para atender as cidades de Cardoso Moreira, São José de Ubá, Aperibe, etc.
+27
°
C
+27°
+19°
Rio de Janeiro
Terça-Feira, 04
Quarta-Feira
+27° +20°
Quinta-Feira
+28° +20°
Sexta-Feira
+25° +20°
Sábado
+24° +21°
Domingo
+24° +20°
Segunda-Feira
+23° +20°
Ver Previsão de 7 Dias

Institucional

Nesta seção, são divulgadas informações institucionais e organizacionais da Ceasa-RJ.

  • Apresentação
  • O alimento que brota no campo percorre um longo caminho até chegar à mesa dos cidadãos fluminenses e a CEASA-RJ está presente nesse processo. Além de funcionar como único entreposto comercial público em todo o Estado, a CEASA-RJ desempenha, ainda, ações de segurança alimentar e nutricional, de fortalecimento da agricultura familiar, de controle sanitário e de resíduos de agrotóxicos, de responsabilidade social e ambiental junto às comunidades populares de seu entorno, dentre outras funções natureza pública.

    A Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro CEASA-RJ é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. São seis unidades no Rio de Janeiro: Grande Rio, São Gonçalo, Região Serrana (Nova Friburgo), Região Noroeste Fluminense (Itaocara), Região Norte Fluminense (São José de Ubá) e Região Médio Paraíba (Paty do Alferes). A Unidade Grande Rio, localizada em Irajá, na Zona Norte da cidade, é a segunda maior Central de Abastecimento da América Latina. Somando-se todas as unidades, são cerca de 800 empresas instaladas e cerca de 2 mil produtores cadastrados. A empresa atua com responsabilidade no abastecimento alimentar da população fluminense, cumprindo sua missão de contribuir para a regularidade do abastecimento e garantia de renda ao produtor rural, participando e executando políticas agrícolas. A Central de Abastecimento faz serviços para identificar a origem dos produtos; incentiva à população local; cadastra os produtores, incentivando-os à comercialização nos mercados atacadistas e fomenta e possibilita o uso de embalagens adequadas. Informações de preços diários também fazem parte do trabalho.

    A Central de Abastecimento fluminense se preocupa em viabilizar meios para que o pequeno produtor comercialize seus produtos diretamente no mercado, e ainda, inserindo-os em programas públicos, tais como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através de assistência técnica.

Unidades

Grande Rio

Segunda maior Central de Abastecimento da América Latina, a unidade opera junto à sede da empresa, em Irajá, na Zona Norte do Rio. Desde o início de seu funcionamento, em 28 de agosto de 1974, a Unidade Grande Rio tem o papel estratégico de centralizar e coordenar a distribuição de gêneros hortigranjeiros e também é responsável por contribuir com a política de segurança alimentar e nutricional de todo o estado. Além dos serviços diretamente ligados à comercialização, baseia o Banco de Alimentos, o Mercado Livre do Produtor (Pavilhão 21) e um pavilhão dedicado exclusivamente ao pescado. São mais de 600 comerciantes e cerca de 2.500 produtores cadastrados, com média de 50 mil pessoas por dia circulando no espaço.

Este gigante entreposto de comercialização possui um espaço de apoio exclusivo à Agricultura Familiar, através de uma parceria com a União das Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop), com um pavilhão com área de comercialização de aproximadamente 1.900 metros quadrados.

Pensando em aumentar a segurança dos comerciantes e usuários, a CEASA-RJ cedeu parte de sua unidade para a construção do 41º Batalhão de Polícia Militar e do 24º Quartel do Corpo de Bombeiros.

  • Horário de atendimento ao público:
  • Pedra: Segunda a sábado, das 3h às 13h.
  • Mercado: Segunda a sábado, das 6h às 17h.
  • Pescado: Segunda a Sexta-feira, das 16h às 22h.
  • São Gonçalo

    Considerado o entreposto com maior potencial de crescimento do Estado, a Unidade São Gonçalo da CEASA-RJ cresce na mesma proporção que os municípios da Região Metropolitana do Rio. A unidade que está em funcionamento desde 11 de dezembro de 1972, opera de maneira a atender a comercialização de produtos hortigranjeiros destinados ao consumo dos municípios de São Gonçalo, Niterói, Magé, Itaboraí, Rio Bonito e outros em menor escala.

    O exemplo da Unidade Grande Rio, além dos serviços diretamente ligados à comercialização, a Unidade São Gonçalo proporciona a seus usuários serviços tais como; vigilância, comunicações, limpeza e lanchonetes, com a finalidade de fornecer o devido apoio às atividades comerciais.

    Possui 118 lojas comerciais e 250 produtores que atuam diretamente no Mercado Livre do Produtor. Parte do terreno da Central de Abastecimento foi cedida para a construção de um novo grupamento do Corpo de Bombeiros de São Gonçalo, do novo Fórum de Alcântara, da Defensoria Pública do Estado, do Ministério Público e do Hospital Estadual Alberto Torres. Com a segunda maior população do Estado do Rio, São Gonçalo necessitava de mais infraestrutura e a CEASA-RJ entendeu que esta contribuição estava ao alcance.

  • Horário de atendimento ao público:
  • Segunda a sábado, das 4h às 14h.
  • Itaocara

    Inaugurada em 06 de novembro de 1982, a Unidade Noroeste Fluminense, localizada em Itaocara, possui infraestrutura para atender as cidades de Cardoso Moreira, São José de Ubá, Aperibe, São Fidelis, Italva, Sebastião do Alto, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Itaperuna, Miracema e Natividade.

    Os principais produtos comercializados na Unidade são: Tomate, Abobrinha, Batata doce, Mana, Pepino, Berinjela, Jiló, Maracujá, Maxixe, Pimentão, Quiabo e Vagem.

  • Horário de atendimento ao público:
  • Segunda e quinta-feira, das 9h às 21h.
  • Nova Friburgo

    Está localizada no distrito de Conquista. Com localização estratégica fica na RJ 130, na altura do KM 47,5, entre os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo.

    Inaugurado em 17 de Dezembro de 1977, esse Mercado absorve boa parte da produção dos municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis, Sumidouro, Trajano de Morais. Região que mais produz folhosas do Estado do Rio de Janeiro, o entreposto dá apoio aos consumidores, contando com diversas lojas de insumos.

    A Unidade é um importante ponto de apoio para agricultura familiar da região, uma vez que predomina a atuação de pequenos produtores rurais.

  • Horário de atendimento ao público:
  • Terça, quinta e sábado, das 7h às 17h
  • Paty do Alferes

    A história da unidade caminha lado a lado com o município de Paty do Alferes. Muitos acreditam que a presença da CEASA-RJ foi fundamental para a emancipação do município, ocorrida em 1987, já que com os dados estatísticos da Central de Abastecimento Paty pôde comprovar renda e se emancipar.

    O Mercado é muito bem localizado, pois se encontra no perímetro do município e com uma infraestrutura em condições de atender a comercialização da produção das cidades do entorno, como: Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Três Rios, Vassouras, Petrópolis. A partir de um convênio assinado em 2011, a gestão da unidade passou a ser compartilhado entre a CEASA-RJ e Prefeitura.

  • Horário de atendimento ao público:
  • Quarta-feira, das 9h às 17h
  • São José de Ubá

    Localizada no município de São José de Ubá, o entreposto possui infraestrutura para atender Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Itaperuna, Miracema, Itaocara, Natividade e outros municípios da região.

    Tendo característica a sazonalidade da produção regional que é a cultura do tomate nos meses de maio a outubro.

    A unidade foi inaugurada em 6 de abril de 1978. A partir de um convênio assinado em 2012, a gestão da unidade passou a ser compartilhado entre a CEASA-RJ e Prefeitura.

  • Horário de atendimento ao público:
  • Quarta-feira, das 12h às 17h, e Domingo, das 10h30min às 17h
  • OBS: Informações como área total, telefone, localização, entre outras informações das unidades que constam no site, continuam as mesmas.

    Organograma

    Competências – Regimento interno

    Legislação de criação do órgão/entidade

    Principais Cargos “Quem é quem"

    Gabinete da Presidência
    Diretor-Presidente: Bianca de Carvalho
    Tel:(21)2333-8276   Email: presidencia.ceasarj@gmail.com

    Chefe de Gabinete
    Leila R. Guimarães
    Tel:(21)2333-8289   Email: diradceasarj@yahoo.com

    Diretor Administrativo
    Lauro Fabiano Ferreira
    Tel:(21)2333-8244   Email: diradceasarj@yahoo.com

    Diretoria de Orçamento e Finanças
    Henar Washington de Almeida
    Tel:(21)2333-8244   Email: diradceasarj@yahoo.com

    Diretoria Operacional
    Bianca de Carvalho
    Tel:(21)2333-8222   Email: unidadesdointerior.diopa3@gmail.com

    Diretoria Técnica
    Carlos A.S. Quintanilha
    Tel:(21)2333-8288   Email: dirtec.ceasarj@gmail.com

    Assessoria Jurídica
    Jennifer Nery
    Tel:(21)2333-8284   Email: ceasarj.comunicacao@gmail.com

    Assessoria de Comunicação
    Alex Melo
    Tel:(21)2333-8287   Email: ceasarj.comunicacao@gmail.com

    Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 9h às 17h

    Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
    Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil